Professoras e alunas grávidas da rede estadual da educação estão dispensadas de comparecer às escolas no retorno às aulas na segunda-feira (17). A decisão foi anunciada pela secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde, na tarde desta quinta-feira (13). “A medida visa proteger e tranquilizar as nossas gestantes”, afirmou.
A Secretaria de Estado da Saúde emitiu nota oficial orientando as ações e pautando medidas preventivas que devem ser adotadas para garantir o retorno às aulas de forma tranqüila, saudável e que estas pequenas ações sejam incorporadas à rotina de todos. “As gestantes, sejam elas profissionais ou estudantes, devem ser orientadas sobre todos os cuidados necessários para a prevenção e, caso seja necessário, devemos encontrar alternativas de trabalho e estudo para não colocá-las sob risco de contaminação da doença”, diz a nota.
As duas Secretarias reforçam que é fundamental manter os procedimentos de limpeza e higiene pessoal para uma ação preventiva eficiente. A principal recomendação é que todas as pessoas que manifestem sintomas de gripe fiquem afastadas de suas atividades. A nota da Secretaria da Saúde reitera as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria da Educação ao longo das duas semanas pedagógicas destinadas ao treinamento, adoção das medidas preventivas e envolvimento da comunidade.
Nas escolas, a atuação dos cuidadores da gripe – profissionais voluntários treinados para encaminhas casos suspeitos – será determinante para ajudar a monitorar a evolução da doença e ajudar a evitar o contágio. “O cuidador será um elo importante com a comunidade, já que auxiliará no encaminhamento de casos suspeitos e orientará os pais dos alunos”, destacou Yvelise Arco-Verde.
Entre as primeiras atividades previstas para o reinício das atividades letivas está o repasse aos alunos das informações sobre prevenção da gripe A (H1N1). Um audiovisual em linguagem simples será apresentado aos estudantes, que receberão também material informativo para levarem para casa. Algumas medidas simples de higiene ajudam a desacelerar a transmissão da influenza A, além de preservar a própria saúde e das pessoas que convivem com cada cidadão.
Entre as medidas aconselhadas para ajudar a evitar a doença estão lavar as mãos frequentemente; cobrir o rosto com um lenço ao tossir ou espirrar; usar máscaras, no caso de pessoas gripadas; higienizar superfícies, como mesas, maçanetas e telefones. Também é recomendado manter distância ao conversar com outras pessoa, já que o vírus pode ser projetado até dois metros de distância
Fonte: Dia a dia Educação.